sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A atleta jesuanense realizou brilhante atuação nas paralimpíadas de Paris 2024

Na manhã da sexta-feira (27), a cidade de Jesuânia esteve em festa para receber a atleta Ana Karolina Soares, que teve uma excelente participação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Durante sua participação no maior evento esportivo do planeta, Ana competiu na modalidade de natação e conquistou a medalha de bronze por equipes no revezamento 4x100m medley. Além de Ana Karolina, a equipe brasileira era composta por Beatriz Carneiro, Gabriel Bandeira, Artur Xavier e Lídia Vieira.

A atleta foi recepcionada na entrada do município por amigos, autoridades e muitos admiradores de sua trajetória e conquistas. Em seguida, uma carreata percorreu as ruas da cidade, levando-a até a sede dos poderes Legislativo e Executivo, onde Ana recebeu uma moção de aplausos e homenagens por sua magnífica atuação, ficando na sétima colocação geral e se destacando como uma das dez melhores do mundo na prova de natação.

Após momentos emocionantes e celebrações, Ana seguiu sua agenda visitando as escolas do município. O grande momento aguardado por todos ocorreu na Escola Municipal Monsenhor Fausto de Vasconcellos Craveiro, onde muitas crianças, jovens alunos e atletas estavam ansiosos para conhecer a medalhista.

Durante sua estadia na escola, Ana Karolina participou do momento solene da execução do Hino Nacional, tirou fotografias, autografou diversos itens dos alunos e, claro, realizou uma apresentação de nado com outros oito estudantes. Em um momento único de interação, amizade e admiração, alunos, professores e a população de Jesuânia puderam apreciar de perto todo o talento, simplicidade e carisma de Ana Karolina Soares.

Os alunos ficaram em êxtase por estarem tão perto de uma medalhista paralímpica. Agradecidos e satisfeitos com a visita, os estudantes cortejaram a dedicada atleta que representou Jesuânia e o Brasil brilhantemente até o fim de sua passagem pela escola.

Por fim, Ana Karolina Soares, acompanhada de seus queridos e principais apoiadores, seu pai José Soares de Oliveira e sua mãe Maria de Lourdes de Oliveira, eternizou a marca de suas mãos em um molde que, em breve, ficará exposto para todos apreciarem.

O time brasileiro não apenas garantiu o lugar no pódio, mas também bateu o recorde das Américas na final, com um tempo impressionante de 3min47s49. O ouro ficou com a Grã-Bretanha e a prata com a Austrália, mas o Brasil demonstrou sua força e determinação ao superar várias potências da natação mundial.

Conheça sua história

Ana Karoline Soares começou a praticar natação aos 4 anos de idade, e já aos 6 anos era campeã brasileira e paulista. Ela atuou como nadadora no Sport Clube Corinthians por uma década. Aos 16 anos, migrou para a travessia do mar, onde se sagrou campeã diversas vezes. Em 2017, recebeu o convite do Comitê Paralímpico para fazer parte da equipe brasileira e, desde então, sua carreira só cresceu.

Ana Karoline coleciona diversos títulos nacionais e internacionais, tanto individualmente quanto com a equipe do Brasil: em 2017- campeãs mundial no México com 11 medalhas e 11 recordes; em 2019 – campeã parapanamericana e recordista com três medalhas; em 2021 – medalha de bronze no revezamento 4×100 livre nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; em 2023, recordista e campeã das Américas no Parapanamericano no Chile, com quatro medalhas de ouro; em 2024 – medalha de bronze no revezamento 4×100 livre em Paris e 7º melhor do mundo

Ela é a atual campeã e recordista de todas as competições brasileiras e de todas as provas do intelectual do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Por: Bruno Moraes

Confira as fotos aqui!

 

 

Compartilhe:
Exit mobile version