De 20 a 22 de setembro, Itajubá será palco para a primeira edição do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas, realizado pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas. O evento, com atividades gratuitas para todas as idades, acontecerá no Parque da Cidade, Avenida Dr. Jerson Dias, nº 175.
Com o intuito de promover trabalhos e iniciativas de artes cênicas de várias regiões do estado, o projeto itinerante estreou em agosto, em Belo Horizonte, e passará por Leopoldina, Manhuaçu e Muzambinho no próximo ano.
O objetivo é promover apresentações artísticas de classificação livre nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivando trabalhos cênicos de rua e contribuindo para a formação do público. Em cada cidade, serão desenvolvidos cinco espetáculos e uma oficina, abertos a toda a população.
Grupos
O Grupo Ponto de Partida é homenageado do 1º TRUPI e se apresenta junto a quatro coletivos selecionados por meio de chamamento público e curadoria livre realizada pela equipe de Cultura do Sesc em Minas: Cia. Bando, Grupo Trampulim, Grupo de Dança 1º Ato e Grupo Mambembe Teatro de Rua.
Programação do Trupi em Itajubá
20/9
- 20h30 – “Mineiramente” | Grupo Ponto de Partida
21/9
- 9h às 12h – Oficina “Gestão e Produção Cultural” | Grupo Ponto de Partida | Local: Teatro Municipal Christiane Riêra (av. Dr. Jerson Dias, 500 – Estiva)
- 14h – “Matias e a Estrada Infinita do Tempo” | Cia. Bando
- 20h30 – “Pratubatê” | Grupo Trampulim
22/9
- 10h – “Passagem” | Grupo de Dança 1º Ato
- 11h – “Contos da Carochinha – Tião da Tina” | do Grupo Mambembe de Teatro de Rua
Sobre o projeto
O TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas é um projeto de circulação de grupos de circo, dança e teatro com realização de oficinas e apresentações em espaços abertos, públicos e de livre circulação de pessoas. A cada edição, grupos mineiros são selecionados pela Gerência de Cultura do Sesc em Minas para a itinerância por diferentes municípios do estado.
Fonte: Sesc Minas
Foto: Divulgação / Sesc Minas