O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga mensalmente cerca de 40,2 milhões de benefícios em todo o país. Entre os pagamentos estão aposentadorias, pensões por morte, auxílio por incapacidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Caso o beneficiário precise mudar de endereço para outro estado, é possível solicitar a transferência da agência mantenedora do benefício.
O coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, Flávio Souza, explica que a solicitação deve ser feita através dos canais de atendimento do Meu INSS. Se não for possível realizar a solicitação online, o cidadão pode ligar para a Central 135 e agendar o atendimento presencial em uma Agência da Previdência Social. Além disso, ao alterar a forma ou local de pagamento, a forma de crédito passa a ser feita por meio de cartão magnético.
Por motivos de segurança, a transferência de órgão mantenedor do benefício bloqueia automaticamente por 60 dias a inclusão de consignações financeiras no benefício. Esse bloqueio só pode ser removido mediante solicitação do titular ou seu representante legal.
Fonte e foto: Instituto Nacional do Seguro Social