Estão abertas as inscrições para a seleção de orientadores e projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concedeu à universidade oito bolsas para projetos a serem desenvolvidos com alunos do Colégio de Aplicação João XXIII.
Os candidatos às bolsas devem ser docentes com mestrado ou doutorado vinculados ao João XXIII. Projetos de todas as áreas de conhecimento serão aceitos. As inscrições podem ser feitas até 21 de outubro pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), na aba “Pesquisa” do “Siga 3”.
O PIBIC-EM tem como objetivo incentivar a vocação científica dos estudantes, promovendo a curiosidade pelo aprendizado através da participação em projetos. Priscila de Faria Pinto, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, destaca a relevância do programa: “A UFJF tem se inserido cada vez mais na comunidade, aproximando a formação científica de um público que demonstra interesse em seguir conosco, mas que ainda enfrenta incertezas. Com esse programa, teremos a oportunidade de esclarecer dúvidas e oferecer suporte na escolha de suas carreiras.”
Priscila também menciona a possibilidade de expansão do programa com a inclusão de bolsas de outras agências de fomento, como a FAPEMIG. “Tão logo tenhamos novas bolsas, iremos abrir para que os professores da UFJF possam criar projetos e receber estudantes da rede estadual de ensino de Juiz de Fora.”
Cada bolsa PIBIC-EM terá um valor de R$300, com carga horária de 8 horas semanais. A distribuição das bolsas será realizada por ordem de classificação entre os projetos aprovados.
Para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa pelo telefone (32) 2102-3766. Confira o edital completo, para detalhes adicionais, no link a seguir: https://www2.ufjf.br/propp//wp-content/uploads/sites/20/2024/10/Edital-PIBIC-EM-2024-v.1.0.pdf
Fonte e foto: UFJF