quinta-feira, 28 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou uma ação de fiscalização inédita nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás para avaliar a conformidade de módulos fotovoltaicos, as placas solares. O objetivo foi verificar a qualidade e a adequação dos produtos comercializados no Brasil. Durante a operação, amostras de diferentes marcas foram submetidas a testes laboratoriais.
Uma das placas, o modelo TSun 560 W, coletada em Mato Grosso, foi reprovada por apresentar uma potência significativamente inferior à especificada pelo fabricante, o que pode causar prejuízo ao consumidor. Outras duas marcas estão sendo testadas em laboratórios credenciados pelo Inmetro. A fiscalização foi motivada pela crescente demanda por esses equipamentos e pelas denúncias feitas à ouvidoria do Inmetro, que indicaram a necessidade de garantir a qualidade e a segurança dos produtos.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou que a operação reforça o compromisso do órgão em assegurar que os produtos atendam aos padrões técnicos e regulamentares exigidos, aumentando a confiança dos consumidores na energia solar no país. Desde 2023, o Inmetro tem monitorado o mercado para garantir que as placas solares ofereçam a potência anunciada pelos fabricantes e importadores.
Fonte e Foto: Agência Gov

Compartilhe:
Exit mobile version