sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Em setembro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) enfrentou uma série de incêndios devastadores que destruíram mais de 300 hectares da propriedade de pesquisa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A área atingida é equivalente a mais de 430 campos de futebol.

O incêndio começou no dia 1º de setembro, consumindo 250 hectares, ou cerca de 350 campos de futebol, de uma das áreas de pesquisa da Epamig. A destruição foi agravada por um segundo incêndio, que iniciou na segunda-feira, 9 de setembro, e foi controlado no dia seguinte. Este último incêndio queimou 58 hectares, aproximadamente 81 campos de futebol.

Os incêndios destruíram 60% do espaço destinado a pesquisas importantes na fazenda, que inclui estudos em cadeias produtivas de soja, milho, trigo, café, fruticultura e bovino de leite, além de áreas de proteção da fauna e flora.

Apesar da gravidade dos danos, a Epamig informou que 40% do trabalho realizado pelos pesquisadores desde a década de 1970 permanece intacto. A empresa está agora concentrada na recuperação das áreas afetadas e na continuidade de seus projetos de pesquisa vitais para o desenvolvimento agropecuário e a proteção ambiental.

Fonte e foto: Epamig

Compartilhe:
Exit mobile version