terça-feira, 22 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (27) a disponibilização do novo limite leste do Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, em consonância com a área conhecida como Amazônia Azul. Essa adequação permite que toda a área de soberania marítima do Brasil seja oficialmente representada, completando a demarcação do território nacional, incluindo sua porção marítima.

A atualização visa alinhar os limites legais do território brasileiro com outros órgãos governamentais e instituições de pesquisa. A Amazônia Azul, como é conhecida, abrange a superfície do mar, as águas sobrejacentes ao leito do mar, além do solo e subsolo marinhos, que se estendem desde o litoral brasileiro até o limite exterior da Plataforma Continental.

Essa definição do território marítimo é fundamental para a soberania nacional e para a gestão dos recursos naturais, econômicos e ambientais contidos na região, promovendo um alinhamento estratégico e jurídico nas políticas de exploração e conservação.

Fonte e fotos:  Agência Brasil.

Compartilhe:
Exit mobile version