sexta-feira, 18 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Em agosto de 1920 o coronel brasileiro, Guilherme Paraense, subia ao pódio para receber a Primeira medalha de ouro da história do Brasil em uma olimpíada. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica.

Os brasileiros já haviam chegado ao pódio antes de Guilherme tornar-se o primeiro campeão olímpico do País, mas com outras medalhas. No dia 2 de agosto de 1920 na prova de pistola 50mm por equipes, o time formado por Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade ficou em terceiro lugar, levando o bronze para casa. No mesmo dia, Afrânio da Costa, na categoria de 50mm de pistola livre 60 tiros, ficou em segundo lugar trazendo a prata para o Brasil. Já no dia seguinte Guilherme Paraense disputava a categoria de pistola de tiro rápido 25mm 60 tiros e assim garantindo o primeiro ouro do Brasil depois de somar 247 pontos.

Em 1922 nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, ele conquistou outra medalha de ouro com a modalidade de pistola 25mm. O coronel Guilherme Paraense nasceu no dia 25 de junho de 1884 e faleceu no dia 18 de abril de 1963, aos 83 anos.

 

 

 

 

 

Fonte e Foto: Redes Sociais

Compartilhe:
Exit mobile version