domingo, 24 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A unidade Contorno de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) agora conta com uma Caixa Estante, um instrumento do Governo de Minas para democratizar o acesso à leitura, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Essa é a terceira unidade a receber a iniciativa, com o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que visa expandir o alcance da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais.

Desenvolvida pela Biblioteca Pública Estadual, a Caixa Estante oferece mais de 1,2 mil títulos de romances, contos e poesias. Além da unidade Contorno, o HE possui outras três unidades de Nefrologia em Venda Nova, Contagem e Betim, que também já implementaram serviços de leitura em 2024. Gildete Veloso, gerente do Núcleo de Extensão da Biblioteca, destaca a importância da leitura para criar um ambiente mais leve e promover o crescimento humano dos pacientes e acompanhantes.

Atualmente, o HE é o maior fornecedor de serviços de Nefrologia pelo SUS em Minas Gerais, atendendo mais de 3,5 mil pacientes, com 98% deles oriundos do SUS. Para engajar o público, o serviço realiza atividades de incentivo à leitura, incluindo apresentações artísticas. O acervo será enriquecido com a doação do livro “Diálise de Vida”, de Sandro Aloísio Matilde, ex-paciente de hemodiálise.

Além dos livros, o espaço contará com cinco Kindles e cinco aparelhos de mp3 para pacientes com baixa visão, e os móveis foram projetados para atender os requisitos de higiene de uma unidade de saúde. Euler Borja, presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, expressa sua satisfação em oferecer mais do que tratamento médico, proporcionando momentos de entretenimento e lazer aos pacientes durante as sessões de hemodiálise.

Fonte e foto: Agência Minas.

 

Compartilhe:
Exit mobile version