O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, de 11 a 14 de novembro, a Operação de Atividades Potencialmente Poluidoras em cinco municípios do Norte de Minas Gerais. A ação vistoriou 16 empreendimentos com multas aplicadas num total de R$ 609.518,59.
Coordenada pela Unidade Regional de Fiscalização Norte de Minas (URFis), a fiscalização verificou empreendimentos de criação de bovinos, produção de carvão vegetal, extração de cascalho e argila, fabricação de cerâmica e aguardente, entre outras.
Foram constatadas infrações tais como: operar atividades potencialmente poluidoras sem licença ambiental; supressão de vegetação nativa e retirada de material lenhoso sem autorização ambiental; deixar de fornecer ou prestar informações falsas à Semad e extrair água subterrânea sem a devida outorga.
O diretor da URFis Norte de Minas, João Paulo Gomes, explicou que a operação de atividades potencialmente poluidoras foi realizada em diversos municípios no norte de Minas para verificar o cumprimento da legislação ambiental. “A operação também objetivou garantir que as atividades econômicas sejam conduzidas com medidas de controle ambiental adequadas, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. O respeito à legislação ambiental é crucial para garantir que o desenvolvimento econômico ocorra de forma sustentável e em harmonia com o meio ambiente”, frisou.
Fonte: Agência Minas
Foto: Aluísio Eduardo / Digital Minas