sábado, 2 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Governador tem compromissos oficiais na China, Azerbaijão e Portugal; geração de empregos, defesa de uma economia mais verde e fortalecimento do destino Minas Gerais estão entre objetivos

O governador Romeu Zema embarca, neste sábado (2/11), em missão internacional do Governo de Minas para compromissos na China, Azerbaijão e Portugal.

A série de agendas na Ásia e na Europa segue até 16/11, com o objetivo de atrair novos investimentos, gerar emprego e renda para os mineiros, além de promover o Destino Minas Gerais e reforçar o posicionamento de MG como o estado mais sustentável do Brasil.

Mais investimentos, mais empregos

Na China, a missão é atrair investimentos e firmar parcerias junto ao mercado asiático, importante referência econômica internacional.

Além de se reunir com potenciais empresas investidoras, o governador participa do Brasil China Business Forum, no dia 7/11 (quinta-feira). Organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o evento terá painel dedicado à apresentação de Minas Gerais como o estado ideal para se empreender, investir e gerar novos negócios.

Destaque, ainda, para o fortalecimento de relações institucionais e diplomáticas, com a realização de encontros com lideranças chinesas. Entre elas, por exemplo, está Fang Wei, vice-governador de Jiangsu. A província e Minas Gerais celebram, em 2024, o 28º aniversário do estabelecimento de relações de regiões irmãs.

Protagonismo ambiental

Minas Gerais é, hoje, referência mundial em ações sustentáveis, com a reafirmação contínua, na prática, de seu compromisso com a descarbonização e o estímulo a uma economia mais verde.

É com o cartão de visitas de primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha global Race to Zero (em prol da redução de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050) que Minas se apresenta, a partir de 12/11 (terça-feira), na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão.

A equipe do Governo de Minas vai apresentar resultados em ações de recuperação e preservação ambiental, além de ressaltar o protagonismo de MG também no desenvolvimento sustentável.

Um exemplo, entre outros, é o alcance recente, mais uma vez, de marca histórica relacionada a energia solar fotovoltaica: 10 GW em operação da fonte, valor que representa sozinho um quinto de toda a energia fotovoltaica produzida no país.

Tecnologia, inovação e novos negócios

O último destino da missão internacional será Portugal, logo após a participação na COP 29.

O governador e comitiva desembarcam em Lisboa em 13/11 (quarta-feira), onde permanecem até 16/11 (sábado). Destaque para novas rodadas de reuniões estratégicas sobre negócios estrangeiros, participação na conferência de tecnologias Web Summit e, especialmente, o lançamento de nova etapa da iniciativa estadual Compete Minas, com o objetivo de atração de eventos globais para o estado.

Fonte: Agência Minas

Compartilhe:
Exit mobile version