quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

As Forças de Segurança de Minas Gerais deram continuidade à luta contra a criminalidade no estado com a realização da 50ª Operação Integrada de 2024. A ação, intitulada “Fluminis Custos”, que em latim significa “Guardião do Rio”, ocorreu entre os dias 6 e 8 de dezembro e teve como foco a região do Triângulo Mineiro, abrangendo dez cidades situadas na divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os municípios contemplados foram Sacramento, Carneirinho, Delta, Conceição das Alagoas, Planura, Frutal, Iturama, Água Comprida, Fronteira e Uberaba.

A operação foi uma ação integrada entre diversas instituições de segurança pública, com a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. Contou com a participação das polícias Militar, Civil, Penal, Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado da Fazenda, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de apoio da carreta do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC Móvel), que foi utilizada como base para atividades de polícia judiciária e ações de inteligência na cidade de Delta.

Durante os três dias de operação, mais de 150 agentes de segurança foram mobilizados, acompanhados por 60 viaturas, uma embarcação e uma aeronave. As ações abrangeram tanto o monitoramento das vias terrestres quanto das fluviais, com atividades de abordagem de veículos e passageiros, fiscalização de automóveis e embarcações, além de outras frentes de atuação.

Resultados da operação

A Operação Fluminis Custos foi bem-sucedida em suas metas, resultando em diversos apreensões e prisões. Ao todo, 35 pessoas foram presas, sendo seis delas foragidas da Justiça. Também foram apreendidas oito armas de fogo e 13 armas brancas, além de cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Em relação ao número de veículos verificados, foram inspecionados 1.543 automóveis, dos quais 169 receberam autuações e 32 foram apreendidos. No total, foram emitidos 234 autos de infração de trânsito.

A operação também destacou a fiscalização de produtos de origem animal. O trabalho da Secretaria de Estado da Fazenda e do IMA resultou na apreensão de 290 quilos de produtos ilegais e na emissão de 15 autos de infração relacionados a essas infrações. Além disso, 224 veículos de carga e animais foram fiscalizados. Duas vistorias de prevenção contra incêndio e pânico também foram realizadas, contribuindo para a segurança da população.

Impacto na região

Com o objetivo de aumentar a presença policial e garantir a segurança da população, a operação teve um impacto significativo nas comunidades da região do Triângulo Mineiro. A colaboração entre as diversas instituições envolvidas permitiu ações mais amplas e eficazes, atuando em diferentes frentes para combater o crime organizado, o tráfico de drogas, o contrabando, além de fortalecer a fiscalização e garantir o cumprimento das leis.

O sucesso da Operação Fluminis Custos reflete a eficácia do modelo de integração das forças de segurança em Minas Gerais, que, ao longo deste ano, tem contribuído para a redução da criminalidade e fortalecimento da presença do Estado nas áreas mais vulneráveis do estado. A expectativa é de que novas operações integradas continuem a ser realizadas, com o objetivo de garantir a ordem pública e a segurança da população mineira.

Com as informações da Sejusp

Fotos: Divulgação / Sejusp

Compartilhe:
Exit mobile version