sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na última semana, equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), através da Unidade Regional de Fiscalização Ambiental do Sul de Minas, realizaram uma ação de fiscalização preventiva para conscientizar a população e os moradores do entorno do Parque Estadual da Serra da Boa Esperança sobre a prevenção de incêndios florestais.

Ação de Conscientização

Durante a operação, foram distribuídos materiais informativos detalhando as restrições legais relacionadas ao uso do fogo para contenção de incêndios florestais. A ação visou esclarecer a comunidade local sobre os cuidados necessários durante o período de estiagem, quando o risco de incêndios é significativamente maior. A fiscalização incluiu visitas a 32 imóveis rurais situados nos limites do Parque, abrangendo aproximadamente 200 pessoas.

O Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, uma unidade de conservação de proteção integral gerenciada pelo IEF, historicamente enfrenta incêndios de grandes proporções, frequentemente exacerbados pela falta de chuvas e pelo aumento dos ventos, que facilitam a propagação das chamas. A ação preventiva busca mitigar esses riscos, promovendo a conscientização e oferecendo orientações sobre o manejo seguro do fogo.

Objetivo da Fiscalização

O chefe da Unidade Regional de Fiscalização Ambiental do Sul de Minas, Elias Venâncio Chagas, destacou a importância da operação: “Esperamos que, além da conscientização levada à população do entorno, a ação possa coibir a prática de condutas infracionais e evidencie a contínua vigilância do Estado na preservação dos recursos naturais. ”

Fonte e foto: Instituto Estadual de Floresta

Compartilhe:
Exit mobile version