segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Em algumas partes do mundo, enquanto no Brasil a preparação para a celebração da virada do ano ocorre, em outras regiões do planeta as festividades já foram realizadas.

As primeiras nações a comemorar o réveillon foram pequenas ilhas situadas no Oceano Pacífico. Por outro lado, as últimas devem celebrar a chegada do Ano Novo apenas na quarta-feira (1º), no horário de Brasília.

Onde 2025 já chegou

Kiribati (Ilha no Pacífico) – Primeiro país a dar boas-vindas a 2025, com a virada ocorrendo às 7h, horário de Brasília;

Nova Zelândia – Comemorações começaram às 8h, com uma espetacular exibição de fogos na Auckland Sky Tower;

Austrália – Às 10h, o evento principal aconteceu no Porto de Sydney;

Países da Ásia, África e Europa – A partir das 12h, começaram a se despedir de 2024 e celebrar o novo ano;

Ilhas Baker e Howland – Últimos lugares a comemorar o réveillon, com a virada ocorrendo às 9h do dia 1º, pelo horário de Brasília.

Locais onde não celebram a chegada do novo ano nesta época

Vale ressaltar que nem todos os países celebram o Ano Novo, pois essa festividade é associada ao calendário gregoriano, que nem todos seguem.

Na China, a população adota o calendário lunar, que é orientado pelos ciclos da Lua, resultando em uma data variável para a celebração do Ano Novo. As Coreias do Sul e do Norte também seguem esse mesmo calendário.

A Arábia Saudita e o Iémen, por outro lado, utilizam o Calendário Islâmico, que é composto por doze meses de 29 ou 30 dias, totalizando um ano de 354 ou 355 dias. Assim, o Ano Novo para esses países é comemorado apenas em 1º de março.

Em Israel, que adota o calendário judaico, o Ano Novo ocorre entre setembro e outubro. Já na Índia, a celebração é feita entre outubro e novembro, de acordo com o calendário lunar hindu, que determina os meses com base no tempo que a Lua leva para completar sua órbita ao redor da Terra.

Com informações: Olhar Digital

Foto: FreePik

Compartilhe:
Exit mobile version