terça-feira, 7 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O nível do Lago de Furnas, localizado no Sul de Minas, voltou a subir no final de 2024, após atingir o menor índice do ano em novembro. Com as chuvas registradas no mês de dezembro, o volume útil da represa também aumentou, trazendo um alívio para a região.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o nível da represa, que havia chegado a 757 metros acima do nível do mar em 29 de novembro, foi registrado em 759,2 metros no último dia de 2024. O volume útil da represa, que é a água disponível para a geração de energia, também subiu de 27,5% em novembro para 39% em dezembro, embora ainda esteja abaixo do ideal.

A cota mínima para a realização de atividades como pesca, turismo e a geração de energia elétrica na represa é de 762 metros, que ainda não foi atingida. Apesar do crescimento no nível do lago, ele permanece abaixo da marca necessária para garantir o funcionamento ideal da região e das atividades econômicas relacionadas à represa.

A evolução do nível do Lago de Furnas em dezembro foi a seguinte:

29/11: 757 metros

20/12: 758 metros

30/12: 759 metros

31/12: 759,2 metros

A represa de Furnas banha 34 cidades, das quais 29 estão localizadas no Sul de Minas, e a economia e o turismo dessas cidades são diretamente impactados pelo nível do lago. Além disso, o reservatório abastece a Usina Hidrelétrica de Furnas, essencial para a geração de energia elétrica no Brasil.

Embora o aumento no nível da represa seja positivo, as autoridades continuam monitorando a situação para garantir que o Lago de Furnas atinja os índices necessários para o pleno funcionamento das atividades da região e da geração de energia.

Fonte e foto: Redes sociais

Compartilhe:
Exit mobile version