sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançaram, na terça-feira (17/9), a chamada pública “Pesquisa para Transformação da Educação Básica – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática” (Chamada Fapemig 13/2024). O edital visa incentivar a criação de metodologias inovadoras e recursos didáticos para a educação básica, com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam). Com um orçamento de R$ 6 milhões, a iniciativa destina-se a Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG) de Minas Gerais.

O prazo para envio das propostas vai até 23 de dezembro. Cada projeto deve ser desenvolvido em parceria com pelo menos uma escola da rede estadual e envolver um professor ou especialista da educação básica. A seleção e o acompanhamento dos projetos serão de responsabilidade da Fapemig. “A educação básica é fundamental para preparar e incentivar o interesse dos futuros talentos da ciência e tecnologia no estado,” afirmou Carlos Arruda, presidente da Fapemig.

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o edital aproxima universidades e escolas, levando pesquisa e ciência ao cotidiano dos estudantes. A proposta busca promover a interdisciplinaridade e a criatividade, integrando pesquisa científica ao ensino básico e melhorando o aprendizado dos alunos e a formação dos docentes. Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, destacou a importância da colaboração entre universidades e escolas para aprimorar a educação básica.

Fonte e fotos: Agência Minas

Compartilhe:
Exit mobile version