quinta-feira, 21 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Daniele e Felipe Pedrosa, pais do jovem Calebe Pedrosa, de apenas 10 anos, estão mobilizados para arrecadar os recursos necessários para uma cirurgia delicada que ele precisa para tratar uma hidronefrose — uma condição que provoca inchaço nos rins devido ao acúmulo de urina. O menino enfrenta essa condição há cerca de um ano e depende da cirurgia para preservar a função renal. Lutando contra o tempo, o casal, de Baependi, lançou uma campanha online com o objetivo de arrecadar R$ 27 mil para cobrir o custo da cirurgia e do pós-operatório.

A hidronefrose diagnosticada no rim esquerdo de Calebe causou uma estenose de junção ureteropélvica (JUP), uma anomalia que resulta no estreitamento da junção entre a pelve renal e o ureter, dificultando o fluxo normal da urina do rim para a bexiga, conforme explica Felipe Pedrosa.

Segundo Felipe, o problema começou há um ano, quando Calebe sentiu uma dor abdominal. Após uma série de exames, foi confirmado o diagnóstico. Atualmente, o rim esquerdo do jovem está dilatado e leva cerca de duas horas para filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas do organismo.

Essa condição é preocupante para os médicos, pois há o risco de perda do rim esquerdo ou até mesmo de infecção generalizada. A família tentou que o procedimento fosse realizado pelo SUS em Varginha, mas o cirurgião pediátrico se recusou a realizar a cirurgia. Apesar desse obstáculo, Felipe e Daniele não se abalaram e conseguiram que um cirurgião pediátrico de São Lourenço aceitasse realizar o procedimento.

Felipe relata que amigos e a comunidade de Baependi têm se mobilizado para apoiar a causa, contribuindo de várias maneiras com a vakinha. Em breve, também será realizado um torneio de futebol beneficente para arrecadar fundos adicionais para a cirurgia de Calebe.

Atualmente, Calebe leva uma vida normal. “Ele está bem, anda, joga bola e vai para a escola. Tudo normal. Ainda de vez em quando, ele sente algumas fisgadas, pois a urina demora para ser eliminada devido ao estreitamento do canal, o que torna necessária a cirurgia no ureter.”

Para ajudar com as despesas da cirurgia de Calebe, você pode contribuir para a vaquinha acessando o link ou fazer uma doação através da chave Pix: 5080734@vakinha.com.br.

Por Leonardo Souza

Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version