sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA) visitaram o campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em Itabira. A atividade foi organizada pelo projeto de extensão registrado na Pró-reitoria de Extensão (PROEX) (PJ216-2024) “Higiene Ocupacional nas escolas: apresentação de alunos da UNIFEI sobre temas de HO a secundaristas da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA)”.

Este projeto de extensão ocorre há dois anos na disciplina Higiene II (ESSi10), sob coordenação do professor Leonardo Ferreira Reis, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA) da UNIFEI, com apoio do professor Paulo Araújo, do curso técnico em Segurança do Trabalho da EEMZA.

O projeto abrange duas atividades principais. A primeira é a visita dos estudantes da EEMZA ao campus da UNIFEI, onde alunos da disciplina de Higiene Ocupacional discutem a forma de ingresso na universidade pública através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a política de ações afirmativas com vagas reservadas para pessoas negras, de baixa renda e pessoas com deficiência (PCDs), e a política de permanência estudantil da UNIFEI, que inclui bolsas, auxílios e projetos remunerados. Durante a visita, também são apresentados laboratórios tecnológicos da UNIFEI, onde ocorrem práticas de ensino e projetos de pesquisa, além de competições tecnológicas, como o futebol de robôs.

A segunda etapa, marcada para outubro, consistirá em aulas sobre riscos ocupacionais que estudantes da disciplina de Higiene II da UNIFEI ministrarão na EEMZA. Essas aulas abordarão conceitos, técnicas e teorias, além de demonstrar o uso de equipamentos para medir ruído, vibração, calor e iluminância.

Segundo o professor Leonardo, a Engenharia Popular, uma das frentes do Grupo de pesquisa sobre Conflitos e Confluências Rurais da Bacia do Rio Doce (OCDOCE), que ele coordena, “envolve o desenvolvimento de tecnologias sociais e também a difusão científica, o que fazemos através de projetos como este”.

Fonte e fotos: UNIFEI

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