sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Promovida pela Abracopel com a parceria da Cemig, iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre os riscos de acidentes de origem elétrica

A Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) realizam, nesta semana, a premiação dos estudantes do Sul de Minas vencedores da etapa regional do 13º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo sobre segurança no uso da eletricidade.  A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes de origem elétrica e criar multiplicadores para disseminar o tema na sociedade.

Na categoria Desenho 1, a vencedora foi Alícia Manuella Ludgero da Silva, da Escola Municipal Professor Rafael Magalhães, de Itajubá. O desenho de Alícia foi vice-campeão na etapa nacional do Concurso. A aluna foi homenageada em evento realizado na segunda-feira, 30, com a participação de representantes da Cemig, da Abracopel e da Secretaria Municipal de Educação.

A campeã da categoria Desenho 2 também é da região: Monique Souza Félix, da Escola Municipal Luiz de Mello Viana Sobrinho, da cidade de Paraguaçu.

O Técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, Eustaquio do Nascimento Amorim, destaca que a premiação em Itajubá é fruto do trabalho de conscientização realizado pela companhia durante o ano todo. “Estivemos presentes nesta escola, conversando com estes alunos. É incrível ver que muitas das frases inseridas nos desenhos inscritos no concurso foram ditas durante a nossa palestra. Eles realmente prestaram atenção e aprenderam sobre os perigos da eletricidade” – revela.

Segundo Antônio Cesar Lima Santos, gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, a participação em todas as edições do Concurso, desde seu lançamento em 2012, reforça o compromisso da companhia de tratar a segurança como valor inegociável. “Quando incentivamos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos formando uma geração de pessoas comprometidas com a segurança e conscientes dos riscos associados ao uso da eletricidade. Isso é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e os impactos sociais negativos que eles podem acarretar”, afirma.

Nesta 13ª edição, foram cinco mil trabalhos inscritos na área de concessão da companhia, nas 3 categorias: Desenho, Redação e Vídeo. “Um ponto interessante na premiação deste ano é que somente meninas foram premiadas. É a primeira vez em 13 anos que isso acontece” – revela o especialista da Cemig.

Para o Engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, o projeto tem um cunho totalmente ligado à responsabilidade social, pois ao conscientizar toda a sociedade dos riscos que a eletricidade oferece, pode contribuir para reduzir os acidentes de origem elétrica, consequentemente reduzindo as mortes desta natureza. “A Cemig compreende a necessidade de estar junto deste projeto desde o início e colhe frutos juntamente com a Abracopel. Cada criança conscientizada multiplica por seis a informação da eletricidade segura. Nestes 13 anos de parceria, certamente milhares de mineiros tiveram suas vidas preservadas” – afirma.

Outros trabalhos premiados no estado:

Vencedora da etapa regional na categoria Vídeos, a aluna Cristina Rodrigues Vasconcelos, do Colégio Santa Maria Minas, da cidade de Nova Lima, também alcançou a segunda posição na etapa nacional do Concurso. Nas categorias Redação 1 e 2, destacaram-se alunas da região oeste: Lara Carvalho Santos – estudante de Divinópolis, e Laisa Lena Silva de Brito, de Nova Serrana.

Fonte e Foto: Cemig

Compartilhe:
Exit mobile version