sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Prefeitura de Contagem tem feito um trabalho estratégico, de atração de investimentos privados para o município, que já soma R$ 10,5 bilhões no acumulado de janeiro de 2021 até agora. Nesse valor, inclui-se os R$ 20 milhões que a Castelo Alimentos, maior indústria do segmento de vinagres da América Latina, investiu em sua primeira filial no Brasil, inaugurada na quinta-feira (23) na cidade.

O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, presente na inauguração, destacou a importância da localização estratégica de Contagem para a logística da indústria: “Contagem representa facilidade para poder escoar a produção. E você pode ter certeza de que a filial vai passar a matriz, porque a gente tem aqui um grande mercado consumidor, tem o mercado mineiro e de outros estados para a Castelo abastecer com seus produtos”.

Ricardo Faria também reafirmou o compromisso da gestão em diminuir a burocracia e de estreitar, cada vez mais, a parceria com as empresas. “Trazer cada vez mais progresso, mais desenvolvimento para nossa cidade, mais faturamento para a empresa, mais geração de emprego e renda para a nossa cidade: é nisso que a gente acredita”, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, reforçou a fala do vice-prefeito, afirmando que a chegada, em Contagem, da Castelo Alimentos é resultado de ações assertivas para a atração de investimentos e desburocratização da gestão dos distritos industriais.

“Essa política, articulada com outras ações do governo municipal, propiciou um ciclo eficiente para o desenvolvimento da economia municipal, com recorde de investimentos privados, empregos formais, abertura de novas empresas e da balança comercial. E, com essa inauguração estratégica, Contagem avança ainda mais com uma economia forte com oportunidades para todos”, destacou o secretário.

A filial de Contagem ocupa dez mil metros quadrados no Distrito Industrial Cinco e terá capacidade para produzir entre 10 e 15 milhões de litros de vinagre por ano, que serão embalados em frascos de 750 ml. Posteriormente, o grupo pretende avaliar possibilidades de produção de outros tamanhos de embalagem e de outras categorias do seu catálogo de produtos no município. Além de atender ao mercado mineiro, a filial também abriga o novo Centro de Distribuição da empresa, que faturará os mais de 150 itens da marca na cidade, para reforçar sua presença no Distrito Federal e em outros estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo e São Paulo.

Segundo Marcelo Cereser, CEO da Castelo, a escolha de Contagem foi estratégica, com foco no seu potencial econômico e logístico do município. “Para definir a localidade, analisamos diversas regiões do país e decidimos por Minas Gerais devido à sua localização geográfica estratégica, ao potencial do mercado consumidor e a um ambiente de negócios propício. A gente viu o município como ponto estratégico de qualidade de mão de obra, de infraestrutura, distribuição logística, rodovias, clientela, grandes clientes no entorno. Agradeço pela recepção. É um prazer e uma honra estarmos aqui em Contagem”, afirmou Cereser.

A chegada da filial também contribuirá com a geração de empregos e o desenvolvimento local, alinhado aos pilares da organização de impacto social positivo. Cerca de 30 postos de trabalho já foram criados pela marca para contratações de colaboradores e há perspectiva para aumentar este número após o início da produção.

“A unidade já está começando com previsão de expansão e, na secretaria, vamos juntos fazer todo o possível para que a Castelo, empresa de alto padrão e muita responsabilidade, que também exporta, realmente se consolide ainda mais a partir do nosso município”, ressaltou René Vilela.

Sobre a Castelo Alimentos

No mercado desde 1905, a Castelo Alimentos, antiga Vinagre Castelo, é a maior empresa do segmento de vinagres da América Latina. Considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, a empresa fabrica mais de 150 produtos, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeites, conservas, palmitos, patês e muito mais.

Nos últimos anos, a Castelo Alimentos desenvolveu um projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos para diversos países, como Uruguai, Emirados Árabes, Angola, Portugal, Holanda, Japão, Bolívia, Argentina, Paraguai e Inglaterra. Em maio de 2024, a Castelo ingressou também no mercado de produtos de limpeza com o lançamento de um produto inovador que utiliza o vinagre como matéria-prima.

Fonte: Prefeitura de Contagem

Foto: Divulgação / Castelo Alimentos

Compartilhe:
Exit mobile version