quinta-feira, 21 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Entre os dias 22 e 24 de outubro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu a visita de alunos da rede municipal ao Museu Mariano Procópio e ao Museu Ferroviário. A ação foi promovida pelo Educatur, projeto da Secretaria de Turismo (Setur), e levou gratuitamente cerca de 80 alunos às atrações históricas na última semana.

Na terça-feira, 22, uma turma da Escola Municipal Professora Helena Antipoff conheceu o Museu Mariano Procópio. A visita foi guiada pelos profissionais da Secretaria de Turismo, que mostraram o acervo histórico do Brasil Imperial.

Já nas tardes de quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, duas turmas da Escola Municipal Padre Wilson foram ao Museu Ferroviário. As visitas foram guiadas por membros da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e acompanhadas por profissionais da Secretaria de Turismo. Por lá, os estudantes puderam contemplar peças históricas da época ferroviária do Brasil Império, além de serem conduzidos pelo espaço do museu que funcionou como uma estação importante durante esse período.

A diretora da Escola Municipal Padre Wilson, Neiva Síria Munk, destaca a importância de unir o divertir com o ensinar. “A valorização do patrimônio é essencial para transformar o turismo em uma experiência enriquecedora e a realização do Educatur permite que as comunidades rurais tenham acesso ao patrimônio cultural, promovendo a valorização da nossa história e tradições”, afirmou Neiva.

O Educatur visa promover a educação ambiental, incentivar o turismo e divulgar os patrimônios culturais e arquitetônicos aos jovens estudantes da rede municipal de ensino, bem como  de cultivar um sentimento de cuidado e pertencimento. As escolas selecionadas foram definidas pela Secretaria de Turismo (Setur) em conjunto com a Secretaria de Educação (SE), com foco especial nas escolas periféricas e rurais. Os estudantes contam com o acompanhamento de professores e são conduzidos por ônibus do projeto. Todos recebem um kit com lanche durante as atividades. Os recursos financeiros para viabilizar o “Educatur” são provenientes de emendas parlamentares das vereadoras Cida de Oliveira (PT) e Laiz Perrut (PT).

Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version