quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Duas cidades brasileiras irão mudar oficialmente de nome após decisões tomadas por meio de votação popular. No Maranhão, a cidade de Governador Edison Lobão passará a se chamar Ribeirãozinho do Maranhão. A mudança ocorre devido ao fato de o nome atual da cidade contrapor a Constituição brasileira, que proíbe que localidades recebam o nome de pessoas vivas.

Em Roraima, a cidade de São Luiz também mudará seu nome, deixando de ser homônima à capital maranhense. A nova denominação será São Luiz do Anuá, em uma homenagem ao rio Anuá, que passa pelas proximidades da cidade e tem grande relevância histórica e geográfica para a região.

Mudanças de nomes de cidades no Brasil

A troca de nomes de cidades não é um fenômeno recente no Brasil. Desde 1938, já foram aprovadas 130 mudanças de nomes de municípios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas modificações ocorrem por uma variedade de razões, incluindo questões históricas, geográficas, legais e até adaptações ortográficas.

O caso de Governador Edison Lobão é um exemplo de como as normas constitucionais podem influenciar as decisões locais, uma vez que a Constituição Brasileira veda o uso do nome de pessoas ainda vivas para denominar cidades ou quaisquer outros bens públicos. Já a mudança para São Luiz do Anuá reflete um processo mais cultural e geográfico, celebrando a relação da cidade com o rio Anuá, importante para a localidade.

Com as informações da EBC

Foto: Ascom / TER-RR

Compartilhe:
Exit mobile version