sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A elaboração de sugestões para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação pautará um encontro a ser realizado no dia 23 de agosto, no auditório da reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, a partir das 8 horas.

O evento inaugura a etapa regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com quase 50 entidades, entre as quais universidades, secretarias de Estado e institutos e fundações ligados à pesquisa.

As inscrições gratuitas para o público geral estão abertas na página do evento no Portal da ALMG, até as 15 horas do dia 21, ou presencialmente no dia e local do encontro, a depender da disponibilidade de vagas.

A programação do encontro inclui palestras sobre a importância de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios nessa área. As discussões serão facilitadas pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UFVJM, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, e pela doutora em ciência política Teresa Cristina de Sousa Cardoso Vale.

Após as palestras, serão criados grupos de trabalho para discussão de propostas. Ao final, os participantes escolherão representantes que participarão da etapa estadual do Fórum.

Construção coletiva

O evento na UFVJM é o primeiro de sete encontros que acontecerão em todas as regionais do Estado, colhendo sugestões para elaboração do Plano Estadual. Após a etapa regional do Fórum Técnico, um encontro final em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de novembro, trabalhará a partir de um documento com as propostas produzidas.

As discussões e a construção das propostas são baseadas em quatro eixos: Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado; Desenvolvimento social e qualidade de vida; Natureza e sociedade e Cidades inteligentes, sustentáveis e criativas.

Além dos encontros regionais, contribuições também serão recebidas por meio de consulta pública, que deve entrar no ar dia 23 de agosto.

 

Fonte: ALMG

Foto: Guilherme Bergamini

Compartilhe:
Exit mobile version