Em uma cerimônia realizada no dia 5 de dezembro, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foi agraciado com o título de cidadão honorário de Belo Horizonte, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição à Justiça Eleitoral e à sociedade mineira. A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal da capital mineira.
Em seu pronunciamento, o desembargador Ramom se emocionou ao relembrar sua trajetória e agradeceu a honraria, referindo-se à cidade como “agora minha Belo Horizonte”. Ele também fez um agradecimento especial aos pais, destacando os valores que eles lhe transmitiram, mesmo com pouca escolaridade. “É uma conquista imensa, e sou grato pela homenagem”, afirmou o presidente do TRE-MG, destacando ainda a relevância da presença de todos na solenidade. Ele se disse “privilegiado em fazer parte da Justiça Eleitoral” e ressaltou o comprometimento dos servidores, destacando a preocupação com a sociedade visível no olhar de cada um.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo, também fez uso da palavra, expressando sua admiração pelo desembargador Ramom. “Faltava ser belorizontino, e esse defeito a Câmara Municipal está corrigindo”, comentou Azevedo, ressaltando a integridade e a importância do trabalho do desembargador. Ele ainda fez menção à relevância da Justiça Eleitoral brasileira, enaltecendo a urna eletrônica como “exemplo para o planeta” e afirmando que a Justiça Eleitoral “tem lições a dar para o mundo e faz a democracia acontecer”.
A solenidade contou com a presença de familiares do desembargador, além de autoridades da Corte Eleitoral mineira, servidores do TRE-MG, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, representantes do Governo do Estado, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, do Tribunal de Justiça Militar, da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG).
Trajetória do Desembargador Ramom Tácio
Natural de Felixlândia, no interior de Minas Gerais, Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM). Com mestrado e doutorado em Direito Público, ingressou na magistratura em 1990. Ao longo de sua carreira, teve uma atuação destacada no TRE-MG, onde foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral entre 2016 e 2017. De junho de 2022 a junho de 2023, ocupou a vaga de desembargador substituto na Corte Eleitoral, antes de assumir a vice-presidência e a corregedoria regional eleitoral, cargos que exerceu até junho de 2024, quando assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Com as informações e fotos do TER-MG