domingo, 20 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O sábado, 15 de junho de 2024, ficará registrado na memória de todos do município de Olaria e região. Um importante passo significativo e exemplar aconteceu com a inauguração da nova sede da renomada Corporação Musical Olariense.

A conquista da nova sede da Corporação aconteceu através de muita luta e batalha por diversos amantes da música, que resultou num belíssimo espaço, que por sua vez, irá proporcionar um local dedicado exclusivamente às atividades musicais, ensaios, apresentações e eventos.

Este novo espaço contribui e muito para a valorização e reconhecimento da Corporação Musical Olariense Nova Aurora na comunidade, propiciando um espaço adequado para o desenvolvimento artístico e cultural dos membros e fortalecendo a identidade e atuação da Corporação Musical.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Olaria, Luizinho; do presidente da Câmara de Vereadores de Olaria, Rinaldo José; do presidente da Corporação Musical Olariense Nova Aurora, Nilo Ávila de Paula; do maestro, professor José Alves de Souza; da prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, e do deputado estadual Betão.

Durante a solenidade, diversas apresentações foram realizadas pelas bandas de Andrelândia, Lima Duarte, Arantina, Santa Bárbara e Rio Preto, que tornaram a inauguração ainda mais especial com demonstrações de muito talento, bom gosto em uma harmonia sem igual.

A Corporação Musical Olariense, denominada “Nova Aurora”, foi fundada nos anos de 1930/1936, com conformidade com seus registros, em ata da primeira reunião dos membros da Associação para organização definitiva e Constituição da Diretoria. A comissão foi criada em reunião no dia 24 de outubro de 1936, em uma residência provisória em Olaria, até então distrito.

Assim, com sua organização sendo instituída e criação e alteração em seu Estatuto feitas em 1968, 1998 e 2018, a Banda é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com duração de tempo indeterminado regida pelo seu estatuto e pela Lei Estadual nº 5572, de 16 de outubro de 1970, sancionada pelo então governador Israel Pinheiro Silva, que caracteriza a Corporação Musical Olariense Nova Aurora como utilidade pública, instituição artística musical do povo de Olaria.

Em sua histórica caminhada ao decorrer dos anos, a entidade contou com honra e muita alegria em ter em suas escrituras, além de sua comissão para a criação da entidade, outros nomes que fizeram história junto a Corporação.

A Corporação Musical Olariense Nova Aurora vem prestando relevantes trabalhos, realizando suas atividades em conformidade com suas regras estatuárias. Com sua nova reestruturação em meados de 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Olaria, foi possível a contratação do Sr. José Alves de Souza (Menestrel), filho de município, professor, compositor, e maestro reconhecido nacionalmente no Exército Brasileiro.

Neste período de reestruturação, a banda despertou e desenvolveu talentos das crianças e jovens, para que pudessem se profissionalizar na música, obter aprovação em concursos, ingressar nas Forças Armadas, escolas de música, desenvolvendo talentos.

A conquista do novo espaço se deve a muitas lutas e trabalho duro de vários cidadãos de Olaria e também do apoio na época da então deputada federal e atual prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, que destinou emendas, do apoio da Câmara Municipal de Olaria, do Poder Executivo Municipal entre outros.

O momento contou também com homenagens para Margarida Salomão, Carlaile Baumgratz de Paula, Antônio Ávila e Thais, Antônio Lessa de Paula, Ronaldo de Paula Alves, Nelson Moreira de Paula, Eugenio Pascoal de Paula, Rony de Oliveira, Márcio Marques, Afonso Pires, Márcio Eurélio de Paiva Oliveira, Eduardo Rezende de Moura, Washington Erotides Ávila, Itamar Augusto Cautiero Franco, João Batista, Eliseu Alves de Souza, Luzia Ávila de Paula, Newton de Oliveira Ávila, Élcio Moreira de Paula, José Ávila de Paula, Ademar Ribeiro de Almeida, José Alves de Souza, Fernanda Eliane Alves, Regiane Maria Aparecida de Souza, Nilo Ávila de Paula e o prefeito de Olaria, Luiz Enéias de Oliveira.

Agradecimentos também foram realizados as corporações musicais que estiveram presentes engrandecendo e abrilhantando o evento, em especial à banda “Escola de Música Maximiano Nepomuceno”, de Lima Duarte, pelo apoio na transição e restruturação que tem passado à Nova Aurora.

Por Bruno Moraes

Compartilhe:
Exit mobile version