quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Para celebrar as festas de fim de ano e o centenário da Escola de Música da UFMG, o coral Ars Nova apresenta o Banquete de vozes do Natal, uma série de concertos natalinos. Serão quatro apresentações em diferentes palcos de Belo Horizonte. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.

A programação terá início na quarta-feira, 11, às 19h30, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro). Na segunda-feira da semana seguinte, dia 16, às 19h, o concerto ocorrerá no Auditório da Reitoria, no campus Pampulha. O coral se reapresenta no dia 18, às 19h, no Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680, Funcionários), e encerra a série na quinta-feira, dia 19, às 19h30, na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, Funcionários).

Sob regência do maestro Arnon Oliveira, a série de 2024 visa compartilhar músicas do repertório popular natalino e obras eruditas de compositores renomados, na intenção de agradar diversos gostos. Dentre elas se destacam Noite feliz, canção de Franz Xaver Gruber, e Regina Coeli, K. 276, composta por Mozart. “Cada concerto é uma oportunidade para celebrar, com o público, a magia do Natal por meio de interpretações emocionantes e inesquecíveis”, comenta Carlos Morais, preparador vocal do coro e corista do naipe dos Baixos.

Ars Nova

Fundado em 1959 como Coral da União Estadual de Estudantes, o Ars Nova foi incorporado à UFMG em 1964 e, desde então, representa a cultura brasileira e a Universidade ao levar a música para diversas cidades do Brasil e do exterior. Sua história é marcada por inúmeros eventos, reconhecimento em premiações e menções honrosas em importantes festivais e concursos, entre os quais, destacam-se o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar na categoria Coro Misto do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado na Catalunha, Espanha, ambos em 2016.

Durante a pandemia, o Ars Nova lançou coros virtuais com repertório diverso, que alcançou mais de 80 mil visualizações no YouTube. Esta é a terceira série de Natal realizada após o fim da pandemia.

Fonte: UFMG

Foto: Raphaella Dias/ UFMG

Compartilhe:
Exit mobile version