quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Tomam posse, nesta sexta-feira (13), os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Betim (Compir). A solenidade será às 15h, na Sala Calêndula, na Escola do Servidor, no Centro Administrativo da Prefeitura de Betim (rua Pará de Minas, 640, Brasileia). O evento é aberto ao público.

 O Compir é composto por 20 integrantes titulares e 20 suplentes, com representantes de diversas entidades e segmentos da população. Destes, metade é de membros do governo municipal (indicados pelos secretários), e a outra metade é formada por membros da sociedade civil, eleitos por componentes de entidades ligadas à pauta da igualdade racial, como ciganos, congadeiros e povos tradicionais.

 Após a posse, o Conselho se reunirá para eleger a nova mesa diretora, que será constituída por um presidente (membro da sociedade civil), dois integrantes do governo municipal e dois componentes da sociedade civil. Serão dois anos de mandato, que podem ser prorrogados por igual período.

 Em atividade desde 2008, o Compir cuida de pautas como afro-religiosidade, população cigana, quilombolas e povos originários. O Conselho acompanha denúncias e qualquer demanda relativa a esses povos, buscando garantir seus direitos e promover políticas de igualdade racial.

 Nos últimos anos, o órgão executou importantes políticas na cidade, dentre elas a inclusão do quesito raça/cor para autodeclaração nos formulários do SUS de Betim; a realização da 4ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, promovendo o debate para levantar demandas para a criação e implantação de novas políticas públicas; a execução de um levantamento de todos os servidores e funcionários negros e pardos do serviço público municipal; e a instalação de uma sala própria na Casa dos Conselhos (rua Paulo de Freitas, 16, 5º andar, sala 508, Brasileia).

“Essa posse é importante para dar continuidade ao que já começamos e trazer a sociedade civil para dentro do espaço público, que é de pertencimento dela. Nós temos desenvolvido um trabalho muito sério e comprometido ao longo dos últimos anos e cremos que ele prosseguirá atendendo de forma excelente às pessoas”, salienta a pontua a presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, Iracema Assis.

Fonte e foto: Prefeitura de Betim

Compartilhe:
Exit mobile version