O 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras, conhecido como Cachaças Mineiras 2024, foi oficialmente lançado na noite desta terça-feira (10), em uma cerimônia realizada no Mercado de Origem, em Belo Horizonte. O evento, que ocorreu na véspera do primeiro dia de julgamento das cachaças, reuniu autoridades políticas, jurados, acadêmicos, técnicos da Emater-MG e especialistas do setor.
O diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes, que representou o presidente Otávio Maia, destacou o papel da Emater-MG na realização de concursos estaduais de café e queijo. “Quando a Emater-MG começou os concursos de queijos e cafés, poucas propriedades eram certificadas. Hoje, Minas Gerais tem produtos que vencem concursos internacionais. Com o concurso de cachaças, queremos o mesmo: que os produtores percebam as vantagens de certificar sua bebida, aumentando não apenas a renda, mas também a qualidade entregue ao consumidor”, afirmou Lemes.
A partir desta quarta-feira (11), às 8h, as 279 amostras de cachaças e aguardentes começarão a ser avaliadas por uma equipe de 24 especialistas, ao longo de três dias de julgamento. O concurso promete transformar o panorama da cachaça mineira, trazendo mais visibilidade e reconhecimento à bebida.
Fonte e fotos: Emater-MG.