sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) parabenizou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pelo seu 17º aniversário, celebrado no dia 28 de agosto.

A Comissão de Meio Ambiente da ABI expressou seus votos de vida longa e muito sucesso ao ICMBio e a todos os seus funcionários e citou que o trabalho realizado pelo Instituto é de extrema importância para a sustentabilidade ambiental e para o futuro das próximas gerações.

O que é ICMBio?

O ICMBio é responsável por gerir, proteger, monitorar e fiscalizar as 340 Unidades de Conservação Federais (UC) existentes em todo o Brasil.

As Unidades de Conservação Federais, previstas pela Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação na Natureza (SNUC) – nº 9.885/2000, são áreas de proteção com características específicas que correspondem a cada bioma do país. Essas unidades desempenham um papel crucial na conservação das riquezas da biodiversidade brasileira, que incluem fauna e flora diversas e ecossistemas únicos.

Principais Ações do ICMBio

O ICMBio realiza diversas atividades essenciais para a conservação ambiental, incluindo:

  • Promoção e Fomento à Pesquisa e Monitoramento: Incentiva a pesquisa científica e o monitoramento das condições ambientais nas Unidades de Conservação.
  • Desenvolvimento de Políticas Públicas: Trabalha em conjunto com as comunidades tradicionais que vivem no interior ou entorno das unidades para desenvolver políticas públicas sustentáveis.
  • Estruturação da Visitação: Desenvolve e estrutura a visitação nas Unidades de Conservação, garantindo que o turismo seja realizado de maneira responsável e sustentável.
  • Educação Ambiental: Incentiva a participação da sociedade por meio de programas de educação ambiental e define os usos permitidos dos recursos naturais.
  • Prevenção e Combate a Incêndios Florestais: Previne e combate incêndios florestais, além de fiscalizar e combater crimes ambientais.

Além dessas ações, o ICMBio faz parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), que é formado por entidades públicas federais, estaduais, municipais e distritais, além de órgãos não-governamentais, todos responsáveis por promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Fonte e foto: Redes Sociais

Compartilhe:
Exit mobile version