sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Olímpio Noronha dá mais um passo rumo à garantia e promoção dos direitos das mulheres. Tal iniciativa foi constada em um momento histórico, na noite dessa quarta-feira (22), com a instalação da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. O evento, realizado no Anfiteatro Vera de Oliveira Pinelli, contou com a presença de autoridades do Estado, município e região, além da comunidade local.

A Procuradoria da Mulher visa trabalhar ativamente no enfrentamento das discriminações e violências de gênero, por meio do recebimento e análise de denúncias e do encaminhamento dos casos aos órgãos competentes, bem como a promoção de políticas públicas, ações e programas voltados para igualdade, proteção e empoderamento das mulheres.

O projeto que institui a Procuradoria da Mulher na Câmara de Olímpio Noronha é de autoria do vereador Professor Jonas Tadeu Rocha, que foi nomeado pela Casa Legislativa como Procurador da Mulher no município. O parlamentar agradeceu a presença de todos que abrilhantaram o evento e ressaltou a importância da Procuradoria da Mulher.

“Às vezes, a gente nota que muitas pessoas, em muitas casas e circunstâncias, estão passando por coisas desagradáveis. E essas coisas que acontecem ficam escondidas, a mercê da sorte. Por isso, foi bom a gente instalar a Procuradoria da Mulher em Olímpio Noronha. Eu quero trabalhar com bastante empenho e também juntamente com outros poderes da cidade, como o CRAS, o Conselho Tutelar, a Saúde e a Educação. Porque isso é muito importante, pois além da gente trabalhar muito bem a Lei Maria da Penha, eu quero promover muitos eventos que façam com que a mulher se valorize cada dia mais e ela exerça a sua função na sociedade”, enfatizou o vereador.

Abrilhantando a solenidade, compuseram a Mesa Diretora o secretário da Mesa e autor da proposição, vereador Professor Jonas Tadeu Rocha, o vereador Márcio Roberto de Almeida, a procuradora-geral da Mulher junto à ALMG, deputada estadual Ione Pinheiro, a presidente da Câmara de Turvolândia, vereadora Iorides de Oliveira, a vereadora da Câmara de Maria da Fé, Dona Carmelita, e a vereadora da Câmara de Cristina, Sandra Ferraz.

Representando o Legislativo de Olímpio Noronha, também estiveram presentes prestigiando o evento os vereadores Edson da Silva e Márcio Roberto de Almeida. A solenidade ainda contou com a presença de membros do secretariado municipal, Conselho Tutelar e assessores da prefeitura e da Câmara Municipal, além de autoridades de Maria da Fé, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Jesuânia, Turvolândia, Pouso Alto e Três Corações.

A deputada Ione Pinheiro parabenizou os vereadores da Câmara de Olímpio Noronha pela instalação da Procuradoria da Mulher, destacou o papel do órgão criado para, entre outas finalidades, a educação e conscientização da sociedade sobre a participação dos homens na luta em prol dos direitos e combate à violência contra as mulheres, e encorajou a participação mais ativa das mulheres na política. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou.

Por Leonardo Souza

Fotos: Jornal Panorama

Compartilhe:
Exit mobile version