sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Uma comitiva de oito militares do Grupo Temático Operacional (GTO) de Salvamento em Altura Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estiveram entre os dias 16 e 17 de julho na Escola Superior de Bombeiros do CBPMESP, em Franco da Rocha-SP, participando do evento Ropedays, que é a maior competição de salvamento em altura do Brasil.

Militares de vários estados se encontram nesse evento com o objetivo de aprimorar técnicas, conhecer os equipamentos mais avançados disponíveis no mercado e estabelecer contato com os demais atores militares e civis que movem o cenário de salvamento em altura em todo Brasil.

Foram três dias de evento, sendo dois dias de palestras expositivas, demonstrações de equipamentos e discussão de estudos de caso, e um dia de competição entre as equipes. Este ano, as provas do Ropedays aconteceram em locais icônicos do Centro Histórico de São Paulo, como o Viaduto do Chá, a Catedral da Sé e o Edifício Grande São Paulo, o que colocou as habilidades das equipes à prova em cenários verticais variados, chegando a serem realizadas provas a mais de 114 metros de altura.

Este ano, o CBMMG alcançou seu melhor resultado histórico na competição, tendo ficado em 4º Lugar Geral entre 19 equipes de 09 estados e da Argentina, além de ter ficado em 3º Lugar na competição de melhor Comandante de Equipe com o 1º Tenente BM João Marcos.

Além disso, o primeiro dia contou com a realização da primeira reunião presencial do CONASALT, a Comissão Nacional de Salvamento em Altura da LIGABOM, que tem por objetivo desenvolver esta temática nos Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil, tendo o CBMMG sido representado pelo Major Mardell, Subcomandante do Batalhão de Emergêncais Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD) e Coordenador do GTO de Salvamento em Altura.

 

 

 

Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version