Uma comitiva de oito militares do Grupo Temático Operacional (GTO) de Salvamento em Altura Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estiveram entre os dias 16 e 17 de julho na Escola Superior de Bombeiros do CBPMESP, em Franco da Rocha-SP, participando do evento Ropedays, que é a maior competição de salvamento em altura do Brasil.
Militares de vários estados se encontram nesse evento com o objetivo de aprimorar técnicas, conhecer os equipamentos mais avançados disponíveis no mercado e estabelecer contato com os demais atores militares e civis que movem o cenário de salvamento em altura em todo Brasil.
Foram três dias de evento, sendo dois dias de palestras expositivas, demonstrações de equipamentos e discussão de estudos de caso, e um dia de competição entre as equipes. Este ano, as provas do Ropedays aconteceram em locais icônicos do Centro Histórico de São Paulo, como o Viaduto do Chá, a Catedral da Sé e o Edifício Grande São Paulo, o que colocou as habilidades das equipes à prova em cenários verticais variados, chegando a serem realizadas provas a mais de 114 metros de altura.
Este ano, o CBMMG alcançou seu melhor resultado histórico na competição, tendo ficado em 4º Lugar Geral entre 19 equipes de 09 estados e da Argentina, além de ter ficado em 3º Lugar na competição de melhor Comandante de Equipe com o 1º Tenente BM João Marcos.
Além disso, o primeiro dia contou com a realização da primeira reunião presencial do CONASALT, a Comissão Nacional de Salvamento em Altura da LIGABOM, que tem por objetivo desenvolver esta temática nos Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil, tendo o CBMMG sido representado pelo Major Mardell, Subcomandante do Batalhão de Emergêncais Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD) e Coordenador do GTO de Salvamento em Altura.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais