quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Autoridades de Santa Luzia estiveram reunidas na tarde de terça-feira (10) no gabinete da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEINFRA) para apresentar demandas essenciais à mobilidade e ao desenvolvimento econômico do município. A reunião contou com a presença do prefeito Pastor Sérgio, acompanhado dos secretários municipais Russlan Abadjieff (Desenvolvimento Econômico), Andréa Vacchiano (Desenvolvimento Urbano) e Thiago Henrique Ferreira (Administração).

Durante o encontro, dois ofícios foram entregues ao secretário estadual, reforçando pleitos que não haviam sido contemplados em reunião anterior, realizada em 7 de novembro deste ano, quando a SEINFRA apresentou projetos de melhorias para o Vetor Norte, sem incluir propostas para Santa Luzia.

No Ofício 12/2024, a Prefeitura solicita que a SEINFRA interceda junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a realização de estudos técnicos e obras na MG-20. A rodovia, que conecta Santa Luzia ao Vetor Norte, carece de adequações para suportar o aumento do tráfego e fomentar o crescimento econômico local.

O segundo documento entregue, o Ofício 13/2024, reitera a inclusão de uma alça de acesso no novo projeto do Rodoanel, com saída localizada no Distrito Industrial Carreira Comprida. Atualmente, motoristas vindos do norte precisam passar por Belo Horizonte para acessar Santa Luzia, o que aumenta o tempo de deslocamento e congestionamentos. A medida tem potencial para retirar mais de 5.200 caminhões e carretas das ruas da cidade diariamente, aliviando o tráfego urbano, reduzindo custos de manutenção viária e promovendo maior segurança.

Segundo estudos da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, a criação dessa alça beneficiaria diretamente empresas de grande porte que operam na cidade, como Lenarge, dGranel/Fertran, Bunge e Mineração Santiago.

Com os ofícios protocolados, Santa Luzia aguarda que as demandas sejam incorporadas aos projetos estaduais. “As intervenções solicitadas não apenas atendem às necessidades locais, mas também trazem benefícios regionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado como um todo”, destacou o prefeito pastor Sérgio durante a reunião.

Agora, o município aguarda um posicionamento da SEINFRA e do DER sobre os próximos passos para atender às reivindicações apresentadas.

Fonte e fotos: Prefeitura de Santa Luzia

Compartilhe:
Exit mobile version