sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) está auxiliando no aprendizado de estudantes indígenas em Rondônia. O Comunica Tupi-tradutor foi criado há pouco mais de um ano para atender a uma demanda dos cerca de 200 alunos do curso de robótica educacional para indígenas, oferecido pelo Instituto Federal de Ji-Paraná. Esses estudantes enfrentavam dificuldades para entender o edital de inscrição, o que motivou o desenvolvimento da ferramenta.

Ilma Rodrigues de Souza Fausto, pesquisadora do Laboratório de Engenharia Industrial da UFF e desenvolvedora do aplicativo, explica que, entre as 52 etnias presentes no estado, o projeto trabalhou com 32 dialetos diferentes. A ferramenta permite que os alunos traduzam termos de informática de sua língua materna para o português, facilitando o entendimento de conceitos técnicos.

“Percebi a necessidade de criar um aplicativo como uma extensão no Google Chrome, que fosse livre e ajudasse o aluno indígena a traduzir palavras como ‘robótica’ de sua língua para o português”, explicou Ilma. Para a pesquisadora, o Comunica Tupi-tradutor rompe barreiras culturais e sociais, promovendo inclusão digital e facilitando o aprendizado.

O aplicativo já conta com quase 13 mil termos e está na versão 2.0. Ele está sendo aprimorado com machine learning, o que permitirá que aprenda com as interações dos usuários, além de passar a falar. A nova atualização busca preservar a língua tupi e fortalecer a inclusão dos indígenas no ambiente educacional.

Andre Luiz Karipuna, da etnia Karipuna, um dos alunos beneficiados, elogiou tanto o curso quanto o aplicativo: “Gostei muito do curso de formação inicial e continuada em computação, tecnologia e robótica educacional para educação básica”.

O aplicativo, que já foi patenteado pela UFF e pelo Instituto Federal, tem previsão de ser amplamente disponibilizado até o fim deste ano.https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/app-da-uff-faz-traducao-para-indigenas-e-facilita-ensino-de-robotica

Fonte e fotos: Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version