sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nesta segunda-feira (26), o Instituto Brasília Ambiental emitiu um alerta sobre a “situação delicada” da qualidade do ar no Distrito Federal. Os dados foram coletados na estação automática da Fercal, localizada a cerca de 24 quilômetros do centro de Brasília.

De acordo com o instituto, o Índice da Qualidade do Ar (IQA) para material particulado foi classificado como ruim neste domingo (25). Esse material pode incluir poeira, fumaça ou fuligem. Às 19h do domingo, o índice chegou a ser classificado como péssimo e manteve essa classificação até as 3h desta segunda-feira.

O instituto informou que houve uma leve melhoria nas condições do ar nas últimas medições, mas ainda está muito ruim. A situação é agravada pelas condições meteorológicas, com o vento vindo do sul trazendo fumaça de incêndios para a região, além de uma inversão térmica que dificulta a dispersão dos poluentes.

A má qualidade do ar pode causar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de falta de ar e respiração ofegante. Crianças, idosos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares podem sofrer efeitos ainda mais graves.

O instituto recomenda que a população evite esforços ao ar livre, especialmente os grupos mais sensíveis. É importante que todos tomem precauções para proteger a saúde durante esse período de poluição intensa.

Fonte e foto: Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version