quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Levantamento do Instituto Locomotiva, em parceria com a Semana da Acessibilidade Surda, aponta que o Brasil tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, especialistas e pessoas com deficiência discutiram os desafios da inclusão, especialmente no mercado de trabalho.
Júnior Teles, contador no Tribunal Superior Eleitoral, destacou como a comunicação sobre sua deficiência auditiva tem facilitado a interação no ambiente profissional. Já o professor universitário Amarildo Espindola, criador do projeto Libras em Cena, pontuou a importância de intérpretes de Libras para a inclusão no trabalho. Especialistas alertam que a falta de acessibilidade pode levar ao isolamento e à subutilização das habilidades de profissionais surdos.
A advogada trabalhista Iara Neves orienta que, em casos de descumprimento de direitos, trabalhadores surdos podem recorrer ao diálogo com a empresa ou, se necessário, à Justiça do Trabalho.

Fonte e Foto: Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version