sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

No Dia de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma ação informativa no Ambulatório Maria da Glória. A iniciativa, coordenada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos e dentistas, teve como objetivo principal conscientizar os pacientes sobre os malefícios do cigarro e oferecer suporte para aqueles que desejam abandonar o vício.

Segundo o pneumologista Leandro Yamamoto, a ação contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas, entre membros de ligas acadêmicas de oncologia e clínica médica. “Nossa equipe se organizou para realizar essa intervenção, criando cartazes ilustrativos, panfletos informativos e um questionário para avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes tabagistas em seguimento no nosso serviço”, explicou Yamamoto.

Ele destacou a importância de ações como essa para ampliar o conhecimento dos pacientes sobre os impactos negativos do tabagismo. “Muitos não sabem que existem serviços especializados para auxiliar quem deseja parar de fumar, e que há medicações disponíveis para isso. Com essa abordagem, tivemos a oportunidade de contribuir para a conscientização de muitos pacientes e oferecer uma oportunidade de mudança de hábito”, acrescentou.

No campo da saúde bucal, o dentista André Pantoja abordou os principais impactos do fumo, como halitose (mau hálito), alteração do paladar, problemas periodontais e manchamento dos dentes e restaurações. “O fumo representa um importante fator de risco para o aparecimento de câncer de boca”, enfatizou Pantoja. Durante a ação, folhetos informativos foram distribuídos para a população, destacando a importância de se estar atento aos sinais de alerta, como feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, e sangramentos inexplicáveis na boca.

O folheto também destacou que o câncer de boca pode acometer diferentes áreas, como lábios, gengiva, língua, e céu da boca, e que o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco para essa doença. A detecção precoce é fundamental, e o exame clínico da boca, realizado por um dentista ou médico, é essencial para identificar lesões suspeitas.

A ação no HC-UFTM foi uma oportunidade para fortalecer a prevenção e o cuidado com a saúde, promovendo o abandono do tabagismo e a busca por um estilo de vida mais saudável. “Nosso serviço de auxílio à cessação do tabagismo acontece todas as quartas-feiras no ambulatório Maria da Glória, e está à disposição de todos que desejam fazer essa mudança”, concluiu Leandro Yamamoto.

Sobre a Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte e fotos: Ebserh

Compartilhe:
Exit mobile version