quinta-feira, 21 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Paróquia Santa Maria de Baependi, terra da Beata Nhá Chica, celebrou entre os dias 30 de agosto a 07 de setembro, a Novena da Padroeira, Nossa Senhora do Montserrat. Inspirados no Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco, em preparação ao Jubileu de 2025, o tema da novena deste ano foi: Ensina teu povo a rezar, Maria Mãe de Jesus. Rezando com esta prece todos os dias, os fiéis, auxiliados a melhor compreender o mistério da oração e a honrar mais dignamente a Virgem Santíssima, tiveram a graça de receber Bispos e Padres para a Celebração da Eucaristia e o momento devocional mariano.

No terceiro dia do novenário, aconteceu o tradicional almoço da Padroeira na praça Monsenhor Marcos, momento de fraternidade entre os paroquianos. E também, o VI Encontro Diocesano de Acólitos, que teve sua conclusão no adro da Igreja Matriz, com a Benção do Santíssimo Sacramento na presença de mais de 1200 acólitos de toda Diocese da Campanha. Momento marcante que encheu os olhos dos fiéis vendo a beleza da juventude que se consagra a Deus no serviço do Altar.

Após nove dias de preparação, chegamos ao tão esperado 8 de setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora, que por providência neste ano ocorreu no domingo. Nosso Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz,  presidiu a Solenidade da Padroeira, às 10h. Em sua bela homilia, nosso Bispo diocesano ressaltou a importância de Maria no mistério da salvação, ou seja, ela nasce justamente para ser Mãe de Jesus. Após a celebração, aconteceu um dos momentos mais aguardados, iluminados pelas sábias palavras do Diácono Tobias de Oliveira Coelho, presenciamos a descida da imagem de Nossa Senhora do Montserrat de seu trono. Cantando e rezando: “Vem Maria, Vem!” acompanhamos, emocionados, a passagem da imagem em meio a assembleia. Quando de seu retorno, estando abaixo da cúpula da igreja, uma linda chuva de pétalas derramou-se sobre a imagem, nos enchendo de profunda alegria e esperança, pois se por um lado aquela era nossa homenagem, por outro, em cada pétala víamos o sinal das inúmeras graças que por intercessão da Senhora de Montserrat eram derramadas sobre todos.

Concluímos os festejos com a Celebração da Santa Missa, às 16h, presidida pelo Pe. Afonso Henrique. Em seguida, houve a procissão com a imagem, em sua berlinda, ricamente adornada de rosas, precedida pelos andores dos Santos Padroeiros das Comunidades, e seus respectivos membros. Dentre tantos momento de fé e espiritualidade, ressaltamos a bonita participação, fervorosa e ativa, dos fiéis baependianos, das comunidades, pastorais e movimentos, que contribuíram junto aos nossos Padres, para que tudo concorresse perfeitamente, para o louvor de Deus e sua Santa Mãe!

Que a Senhora do Montserrat nos mantenha sempre unidos e cada vez mais perseverantes na oração!

Fonte e Foto: Diocese da Campanha

Compartilhe:
Exit mobile version