sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, realizou, na última quarta-feira (03), a formatura da Turma Luminus, composta por 21 novos Sargentos Temporários da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal, e contou com a presença do Comandante do Corpo de Alunos (CIAAR), Coronel Aviador Luciano Parreira Resende e das demais autoridades da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS).

São 21 novos formandos, sendo 11 técnicos em administração (TAD), três técnicos em logística (TLG), dois técnicos em eletricidade (TEE), um técnico em eletrônica (TET), um técnico em enfermagem (TEN), um técnico em obras (TOB), um técnico em produção de áudio e vídeo (TPA) e um técnico em informática (TIN), que, durante dois meses de curso, receberam instruções técnicas, práticas e teóricas, além de um treinamento militar intensivo, como Ordem Unida e Atividade de Campanha (ATC).

Segundo o Comandante do CIAAR, Coronel Avellar, a Turma Luminus se destacou desde o primeiro dia. “Percebi uma vontade muito grande de todos. Essa garra persistiu durante todo o curso. Tenho a certeza de que estão preparados e que o dever foi cumprido. Não percam essa vontade de vencer. Sejam bem-vindos a Força Aérea Brasileira”, disse.

Conforme a Comandante do 7° Esquadrão, Tenente Pedagoga Viviane Gomes, as disciplinas militares e as atividades realizadas durante o curso buscaram empregar valores como patriotismo, civismo, idealismo e espírito de corpo. Já para o primeiro colocado da turma Luminus, Patrick Luiz da Silva Nunes, o curso de formação de Sargento foi fundamental para a formação militar em diversos aspectos. “Proporcionou-me um aprofundamento técnico-militar essencial para lidar com as adversidades da carreira. Além disso, as instruções recebidas me permitiram desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisões sob pressão, essenciais à vida castrense”, ressaltou.

A destaque militar do curso, Daiane Antunes de Souza, enfatizou a sua emoção e gratidão por concluir o Estágio de Adaptação no CIAAR.  “Muito grata ao CIAAR por ter nos capacitado na formação militar. Grata também aos meus companheiros por tudo que vivemos. Só tenho a agradecer”, conclui.

O nome dado ao Esquadrão, Luminus, segundo o dicionário da Língua Portuguesa, é uma palavra de origem em latim e significa “luminoso”, “brilhante”, “luz”, “iluminação”, e que, para os 21 novos Sargentos da FAB, teve um significado mais que especial.

Fonte e fotos: CIARR

Compartilhe:
Exit mobile version