Em razão da queda nas temperaturas e do aumento da vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Contagem deu início na quinta-feira (12) à ação emergencial Aquece Contagem, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar. O plano mobiliza a Rede Aquece Contagem, que reúne as oito administrações regionais, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Centro Pop, sempre que a temperatura mínima atinge 13 °C ou menos, para garantir acolhimento, cobertores, roupas quentes, bebidas quentes e vagas extras de abrigo.
Na primeira noite de ativação, 12 pessoas foram acolhidas nas unidades municipais Casa de Passagem e Abrigo Bela Vista, que oferecem alimentação, banho quente, pernoite e acompanhamento técnico por assistentes sociais e psicólogos. A medida reforça a política pública permanente de atendimento à população de rua em Contagem, município com cerca de 650 mil habitantes e o terceiro mais populoso de Minas Gerais.
Além das abordagens in loco, que incluem escuta qualificada e encaminhamentos, a ação emergencial amplia temporariamente o número de leitos disponíveis nos abrigos e distribui cobertores, toucas, luvas e meias. Em paralelo, a Campanha do Agasalho Aquece Contagem mobiliza a sociedade para doações de roupas de frio e cobertores, com pontos de arrecadação em CRAS, CREAS, UPA JK e nas sedes das administrações regionais.
Ao longo de todo o ano, a Rede Aquece Contagem mantém um sistema descentralizado de atendimento, com equipes de abordagem social em todas as regionais. Seus principais serviços incluem:
- Casa de Passagem: pernoite, banho, alimentação e acompanhamento técnico;
- Centro Pop: banho, refeições, espaço para lavagem de roupas e atividades de convivência diurna;
- Restaurantes populares: refeições balanceadas gratuitas;
- Abrigo Bela Vista: acolhimento institucional conforme avaliação técnica.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius Carvalho, a iniciativa demonstra “responsabilidade e sensibilidade para proteger a população mais vulnerável nos dias de frio intenso”, garantindo “dignidade, cuidado e acesso à rede de proteção social para quem mais precisa”. A Prefeitura convida a comunidade a engajar-se na Campanha do Agasalho e fortalecer o sistema de amparo nos períodos mais críticos do inverno.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Janine Moraes/ PMC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
