O partido do presidente argentino Javier Milei, La Libertad Avanza (LLA), conquistou uma importante vitória nas eleições legislativas realizadas no domingo (18), em Buenos Aires. O resultado foi um golpe significativo para o PRO (Proposta Republicana), tradicional partido de centro-direita que governava a capital argentina desde 2007, e ficou com o terceiro lugar no pleito.
Com 98,15% das urnas apuradas, o candidato de Milei, Manuel Adorni, obteve 30,13% dos votos, superando o candidato peronista Leandro Santoro, que obteve 27,35% dos votos. A PRO Silvia Lospennato ficou em terceiro, com 15,92% dos votos, segundo dados divulgados pelo Instituto de Gestão Eleitoral de Buenos Aires.
A vitória do LLA não só representa um triunfo pessoal para Milei, mas também reflete um fortalecimento do movimento libertário na política argentina, especialmente em Buenos Aires, que até então era considerada um reduto do PRO, partido do ex-presidente Mauricio Macri, cujo apoio foi fundamental para a vitória de Milei nas eleições presidenciais de 2023.
Com metade dos 60 assentos legislativos em disputa, o resultado coloca o LLA como o partido mais votado na capital, alterando o equilíbrio político local e marcando uma mudança significativa no cenário político de Buenos Aires. A disputa de domingo teve grande importância, já que determinou a composição da Câmara Legislativa da cidade e, por consequência, influenciou os rumos da política local.
O PRO, que dominou a cidade por mais de uma década, perdeu terreno, refletindo o crescente apoio ao discurso de Milei e seu projeto econômico liberal. A vitória em Buenos Aires também pode ser vista como uma ampliação da base de apoio de Milei, consolidando seu partido como uma força de peso, tanto na capital quanto no restante do país.
Por Leonardo Souza
Com as informações: InfoMoney
Foto: Ander Garcia