Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no sábado, 9 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou um comparativo entre os anos de 2022 e 2025 sobre o número de participantes com inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se autodeclaram indígenas. Segundo o Painel Enem, houve um crescimento de 89% no período, com o número de inscritos passando de 19.980 para 37.489.
Em relação à escolaridade, 16.610 dos inscritos autodeclarados indígenas em 2025 afirmaram estar cursando a última série do ensino médio, o que representa o dobro dos 8.279 concluintes registrados em 2022. O perfil por sexo dos inscritos confirmados este ano mostra uma diferença pequena: 55,61% são do sexo feminino e 44,39% do sexo masculino. Entre os participantes que já concluíram o ensino médio, o total é de 14.052.
Na distribuição geográfica por unidades da federação, o estado do Amazonas lidera com 6.764 inscritos autodeclarados indígenas, seguido por Pernambuco, com 4.525, e Bahia, com 3.450. As provas do Enem 2025 serão aplicadas em 1.804 municípios brasileiros nos dias 9 e 16 de novembro. Excepcionalmente, nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na capital do Pará durante o período regular do exame.
O Enem é a principal ferramenta de avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica no Brasil. Criado há mais de duas décadas, o exame se consolidou como porta de entrada para o ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições públicas e privadas utilizam os resultados do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, as notas individuais podem ser aproveitadas em universidades portuguesas que mantêm convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior em Portugal.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, em referência à primeira reunião do grupo de trabalho sobre populações indígenas realizada em 1982. A data tem como objetivo promover a conscientização e o reconhecimento das culturas, tradições e direitos dos povos indígenas em todo o mundo. No Brasil, segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena representa 0,83% da população total, distribuída em cerca de 305 etnias que falam mais de 274 línguas diferentes.
A crescente participação de estudantes indígenas no Enem reflete avanços importantes na inclusão educacional e no acesso ao ensino superior. Compreender o funcionamento do sistema educacional e participar de processos seletivos como o Enem fortalece a cidadania e contribui para a valorização das identidades indígenas, promovendo igualdade de oportunidades e respeito à diversidade cultural.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Gov
Imagem: Divulgação/MEC
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
