A Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí realizou um mutirão de próteses dentárias que beneficiou 238 pessoas, promovendo mais do que tratamento: restaurando autoestima, funcionalidade e qualidade de vida.
Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão atendeu pacientes que aguardavam pela confecção de próteses totais ou parciais. Em cada etapa do atendimento — avaliação, moldagem, prova e entrega final —, os beneficiários contagiaram a equipe com relatos de gratidão e emoção ao reencontrar o prazer de sorrir sem receios.
A entrega de próteses dentárias representa muito mais do que um cuidado com a saúde bucal, é um ato de resgate da dignidade humana. Para muitas pessoas, a perda dos dentes compromete não apenas a mastigação e a fala, mas também a autoestima, o convívio social e até mesmo oportunidades de trabalho. Ao devolver o sorriso, as próteses restauram a autoconfiança e promovem a inclusão social, permitindo que os beneficiados voltem a se sentir à vontade em situações cotidianas, como conversar, sorrir e se alimentar em público.
Além disso, essa iniciativa tem um impacto direto na saúde pública. A reabilitação oral por meio de próteses contribui para a prevenção de doenças, melhora a digestão e favorece a nutrição adequada, especialmente em pessoas idosas ou em situação de vulnerabilidade. Programas que oferecem gratuitamente esse tipo de atendimento representam um avanço significativo na promoção da saúde integral e reforçam o papel do poder público em garantir bem-estar e qualidade de vida à população.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional



