O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) ganhou um importante reforço em sua estrutura de diagnóstico por imagem no sábado (31), com a inauguração da nova Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI). A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que realizou a entrega de dois equipamentos de ponta: um Tomógrafo Computadorizado Multislice e um mamógrafo com capacidade para biópsia.
Os aparelhos, adquiridos com recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), representam um investimento de R$ 7,59 milhões — sendo R$ 5,45 milhões destinados ao tomógrafo e R$ 2,14 milhões ao mamógrafo. Além disso, a revitalização das salas de ultrassom, recepção e sanitários públicos contou com mais R$ 460 mil em melhorias.
Mais agilidade no atendimento e maior precisão nos diagnósticos
Com tecnologia de última geração, o novo tomógrafo tem capacidade para realizar até 1,2 mil exames por mês, o que equivale a 15 mil exames ao ano. O equipamento possui 80 canais de captação de imagem com até 160 cortes, permitindo visualizações detalhadas da anatomia com menos movimentação do paciente, o que melhora a experiência do exame e a precisão dos laudos.
“Só esse tomógrafo, tem a capacidade de atender metade da população que está na fila esperando uma tomografia aqui no Distrito Federal”, afirmou o ministro Alexandre Padilha durante a entrega.
Já o novo mamógrafo digital promete reduzir o tempo de diagnóstico do câncer de mama, com exibição imediata das imagens e sem a necessidade de leitura de placas. O aparelho também possibilita a realização de biópsias, oferecendo mais conforto e rapidez no tratamento das pacientes. Com ele, a unidade poderá atender até 200 exames por mês, totalizando 3,5 mil por ano.
Integração entre saúde e educação
O ministro Padilha destacou que o investimento não só amplia a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), como também fortalece a formação de profissionais de saúde. O HUB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), rede ligada ao Ministério da Educação que gerencia mais de 40 hospitais universitários em todo o país.
“Isso aqui significa um esforço do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e da Ebserh, que é a maior rede pública de hospitais universitários do Sul Global”, enfatizou Padilha.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Brasil
Foto: José Cruz / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
