O governo federal anunciou, na sexta-feira (30), que lançará no início de junho um edital exclusivo para médicos especialistas dentro do programa Mais Médicos. A iniciativa, apresentada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha durante coletiva de imprensa em Brasília, prevê o ingresso de 500 profissionais em regiões remotas do país.
Com aporte de R$ 260 milhões, o programa será desenvolvido em parceria com instituições formadoras e a Associação Médica Brasileira. Além das contratações, estão previstas 3.000 novas bolsas de residência médica para capacitação em áreas prioritárias. A medida integra o programa Agora Tem Especialistas, criado por meio de uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de acelerar o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na oncologia.
Outra ação do programa envolve o credenciamento de clínicas e hospitais privados para atendimento em seis especialidades médicas: ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e oncologia. A contratação será realizada por estados e municípios, com suporte da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e do Grupo Hospitalar Conceição. Segundo o estudo Demografia Médica 2025, apenas 10% dos especialistas no país atuam exclusivamente no SUS, sendo a maioria concentrada no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional