O Ministério da Educação (MEC) celebrou, nesta terça-feira (23/9), os 116 anos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, com destaque para os investimentos realizados no estado de Minas Gerais. Entre 2023 e setembro de 2025, o governo federal aplicou R$ 301,2 milhões em ações de expansão, infraestrutura, formação profissional e ampliação de cursos técnicos nas redes federal e estaduais mineiras.
Entre os principais investimentos no estado, estão a implantação de oito novos campi do Instituto Federal em diferentes regiões, totalizando R$ 23 milhões; a consolidação de 59 unidades já existentes com obras e aquisição de equipamentos (R$ 107,3 milhões); e o fomento de R$ 170,9 milhões para cursos do Pronatec, incluindo 63.976 vagas em programas como o Mulheres Mil e cursos técnicos de nível médio em tempo integral.
Em nível nacional, o MEC investiu R$ 1,9 bilhão no mesmo período, com destaque para a criação de 102 novos campi dos Institutos Federais e a meta de gerar 3 milhões de vagas em cursos técnicos nos próximos dez anos, dentro da Política Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Parte dos esforços também está vinculada ao cumprimento das metas 11 e 12 do novo Plano Nacional de Educação (2024-2034), voltadas à expansão e qualidade da EPT.
Criada em 1909, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é hoje composta por instituições que oferecem ensino técnico, tecnológico e superior, e se consolidou como uma das mais importantes ferramentas de inclusão e qualificação profissional no país.
Da Redação Com informações da MEC.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
