O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para mais de 400 cidades de Minas Gerais, indicando perigo devido a chuvas intensas, que podem variar de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, e ventos que podem atingir até 100 km/h. O alerta, válido até as 10h desta quinta-feira, 20 de março, abrange diversas regiões do estado, incluindo a Zona da Mata, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce.
O comunicado do Inmet alerta para os riscos associados a essas condições climáticas extremas, como o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população é orientada a tomar precauções para evitar danos materiais e riscos à saúde e segurança.
O Inmet recomenda medidas de segurança para os moradores das áreas afetadas. Em caso de rajadas de vento fortes, a orientação é evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelos ventos fortes.
Além disso, o Inmet sugere que, sempre que possível, as pessoas desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para reduzir o risco de danos ou incêndios causados por descargas elétricas.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Inmet
Foto: Abhishek Yadav
