Na segunda-feira, 24 de março de 2025, a Câmara Municipal de Bom Jardim de Minas foi palco do lançamento da 21ª edição do Parlamento Jovem de Minas Gerais, no Plenário Dr. Dimas Abbud. O evento marcou o início de mais uma edição de um projeto de grande relevância para a formação política dos estudantes do município.
O tema deste ano, “Juventude e Direitos Culturais”, foi escolhido de forma democrática pelos jovens, por meio de votação presencial e remota promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com as câmaras municipais, que visa promover a educação para a cidadania e incentivar o interesse dos jovens pela política, além de apresentar os mecanismos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara de Bom Jardim de Minas, vereador Reinaldo Ribeiro Nunes, destacou a importância do projeto para a juventude local: “Com esse gesto, estamos incentivando futuras gerações e a participação popular dos jovens de nossa cidade”. Ele foi acompanhado pelo prefeito José Francisco Matos e Silva, que ressaltou a motivação que o projeto traz à comunidade: “Só o fato de vocês se inscreverem no projeto e quererem fazer parte do Parlamento Jovem, já nos motiva a saber que Bom Jardim de Minas está no caminho certo”.
A cerimônia também contou com a presença da vice-presidente da Câmara, vereadora Ana Claudia Gomes, da secretária de Educação e Cultura de Bom Jardim de Minas, Simone Martins Cirilo, do diretor da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, Webert Rodrigues, e do professor, cerimonialista e produtor cultural, Rodrigo Barros, grande incentivador das políticas públicas culturais na região.
O evento foi marcado ainda pela entrega de certificados aos alunos que fizeram parte do Parlamento Jovem de Bom Jardim de Minas. Ana Luiza Lima Lemes, Denis Rezende da Silva, Kelly Aparecida de Silva, Lays Fernanda de Almeida Souza e Miguel Henrique Lopes Chaga receberam a honraria como reconhecimento pelo seu engajamento político e educacional.
O projeto de Bom Jardim de Minas, coordenado por Kelly Fonseca dos Santos é um das participantes do Polo das Vertentes que inclui também os municípios de Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Capela Nova, Carandaí, Cristiano Otoni, Madre de Deus de Minas e Piedade do Rio Grande. Juntos, esses jovens terão a oportunidade de discutir temas relevantes e contribuir para o futuro de suas cidades e do Estado.
Com mais de duas décadas de história, o Parlamento Jovem segue se consolidando como uma importante ferramenta de formação política para os estudantes do ensino médio, permitindo que eles compreendam a política de perto, participem ativamente e contribuam com ideias para a melhoria da sociedade.
O evento de lançamento foi um reflexo do compromisso de Bom Jardim de Minas com o fortalecimento da cidadania e do empoderamento da juventude local, dando voz a quem será responsável por moldar o futuro da cidade e do país.
Confira o álbum de fotos aqui!
Da redação do Jornal Panorama
Por Bruno Moraes