O apresentador Fausto Silva, 75, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio, por conta de uma infecção bacteriana aguda. Segundo boletim médico divulgado na noite de quinta-feira (07), o quadro evoluiu para sepse, condição grave caracterizada por resposta inflamatória sistêmica que pode levar à falência de múltiplos órgãos.
Na quarta-feira (06), Faustão foi submetido a dois procedimentos de alta complexidade: um transplante de fígado e um retransplante de rim, este último planejado há cerca de um ano. De acordo com o hospital, durante o período de internação, o apresentador passou por intenso controle infeccioso, além de reabilitação clínica e nutricional, para estabilizar seu estado de saúde e prepará-lo para as cirurgias.
O histórico recente de Faustão inclui uma sequência de transplantes. No fim de 2023, ele recebeu um novo coração, após enfrentar insuficiência cardíaca grave. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que, quando surgiu a disponibilidade do órgão, 12 pacientes estavam aptos ao procedimento; quatro tinham prioridade. Faustão era o segundo da lista e foi contemplado após a recusa da equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição.
Oito meses depois, em abril de 2024, o apresentador passou por um transplante de rim, motivado por complicações renais decorrentes do quadro cardíaco anterior. A internação durou 53 dias. Desde então, Faustão tem enfrentado um processo complexo de recuperação, com múltiplos desafios clínicos.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Itatiaia
Foto: Reprodução / Band
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
