Dia D reúne gestores municipais para apresentar oportunidades e firmar adesões a programas que beneficiam a população
Mais de 100 prefeitos participaram, nesta segunda-feira (14/7), do evento “Dia D – Desenvolvimento: sua cidade, novas oportunidades”, promovido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O encontro foi realizado no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
O objetivo do evento foi aproximar os gestores municipais das oportunidades oferecidas pelo Estado para fomentar o desenvolvimento econômico local, por meio de políticas públicas, programas de inovação e incentivos ao empreendedorismo e à atração de investimentos.
“Os prefeitos sabem que nós somos um governo parceiro, que demonstramos em ações que estamos ao lado deles. Não tem como o Estado avançar e dar certo se não for feito um trabalho a quatro mãos com as prefeituras”, afirmou o governador Romeu Zema.
Durante o encontro, foram apresentadas ações da Sede-MG e de instituições que integram o sistema de desenvolvimento econômico do Estado, como a Invest Minas, a Junta Comercial (Jucemg) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). As iniciativas buscam tornar os municípios ambientes mais atrativos para investimentos e geração de empregos.
“O governo está aqui para servir os 853 municípios mineiros. Estamos cuidando para gerar emprego e levar infraestrutura a todas as regiões de Minas”, disse o vice-governador Mateus Simões.
Destaques do evento
- Minas Livre Para Crescer: Mais de 560 municípios já aderiram ao programa que visa desburocratizar processos e incentivar a liberdade econômica. Isso tem refletido no aumento da abertura de empresas e na geração de empregos em todas as regiões do estado.
- Cidades do Futuro: Programa voltado à modernização da gestão pública municipal, já implementado em 100 cidades. A iniciativa facilita o acesso da população a serviços públicos eficientes e favorece o ambiente de negócios.
- Reconhecimento de municípios: Prefeituras que se destacaram nos programas receberam reconhecimento pelos avanços em liberdade econômica e inovação na gestão pública.
Segundo a secretária Mila Corrêa da Costa, o Dia D foi pensado para criar uma ponte entre os prefeitos e o sistema estadual de desenvolvimento.
“Queremos criar uma forma de cooperação entre os gestores e o Estado. O sistema de desenvolvimento econômico está pronto para ser o motor da chegada de uma vida melhor para cada cidadão mineiro”, disse.
Números que mostram o avanço
- Empreendimentos: Nos primeiros seis meses de 2025, foram formalizados 58.399 novos negócios, um crescimento de mais de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Destaques regionais: O Vale do Jequitinhonha/Mucuri apresentou o maior crescimento no número de novos empreendimentos, com alta de 33,68%.
- Investimentos: Desde 2019, Minas atraiu mais de R$ 495 bilhões em investimentos privados, alcançando mais de 300 municípios e contribuindo para a geração de 990 mil empregos no estado.
Com ações coordenadas e apoio direto aos municípios, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a descentralização do desenvolvimento e a criação de oportunidades em todas as regiões do estado.
Fonte e foto: Agência Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
