O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (3/11), a cartilha que apresenta os principais avanços do primeiro ano do Acordo de Reparação do Rio Doce. A publicação reúne ações conduzidas desde a repactuação do acordo, em outubro de 2024, e reforça a transparência da execução, permitindo o acompanhamento dos investimentos e obras em curso.
O acordo foi firmado entre os governos de Minas Gerais, Espírito Santo e Federal, juntamente com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e as empresas Samarco, Vale e BHP. Estão previstos mais de R$ 81 bilhões em investimentos em áreas sociais, econômicas e ambientais para os estados atingidos pelo desastre de Mariana, ocorrido em 2015.
Dentre as principais entregas no primeiro ano, destacam-se a duplicação da BR-356 entre Ouro Preto e Mariana, com aporte de R$ 1,7 bilhão, e investimentos em rodovias regionais e máquinas para os municípios. Na área de saneamento, foi lançado um programa de R$ 7,54 bilhões para levar água potável e esgoto tratado a 200 cidades da bacia do Rio Doce, além da criação de um fundo perpétuo de R$ 750 milhões para prevenção de enchentes e limpeza urbana.
Segundo a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, a cartilha é uma ferramenta de transparência e participação social, com informações claras para gestores, representantes municipais e comunidades atingidas. Além da cartilha, o Governo de Minas mantém um portal de acompanhamento do acordo, e um novo Portal Único será lançado pelo Governo do Espírito Santo.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: Robson Santos
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
